06/11/2008 09h23 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Técnico da Sesa apresenta trabalho em evento organizado pelo Ministério da Saúde

O coordenador do Centro de Informações Estratégicas e Respostas às Emergências em Saúde Pública (Cievs), Gilton Almada, terá seu trabalho de investigação epidemiológica apresentado nesta quinta (06) e sexta-feira (07), durante a 8ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), em Brasília. O estudo foi selecionado como um dos três melhores do País na categoria "Investigações de Surtos Conduzidos pelas Esferas Estadual e Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS)".

Esta é a terceira vez que o técnico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) expõe um assunto no evento realizado pelo Ministério da Saúde (MS). Com o título "Surto de Hepatite A em uma Creche Municipal em Linhares", Almada descreveu as ações realizadas pela Sesa, na contenção da doença no município do Norte do Espírito Santo.

O coordenador explica que, para a seleção do trabalho, o MS leva em conta critérios como objetividade, reprodução (capacidade de ser reaplicado em ocasiões parecidas) e oportunidade (agilidade na solução do problema). Durante o processo de elaboração, Almada contou com a colaboração da também técnica do Cievs, Josimara Lima, e de duas profissionais da Secretaria de Saúde de Linhares.

O caso

Ele conta que o caso teve início em julho do ano passado, quando foi observada uma grande demanda por exames laboratoriais para detecção de hepatite A, realizados pelo Laboratório Central (Lacen). O fato de todas as amostras serem provenientes de Linhares, mais especificamente de uma creche, chamou a atenção do coordenador.

Logo, técnicos da Cievs foram ao local e começaram a coordenar as ações de investigação. Para isso, foram feitas reuniões com representantes da instituição, das vigilâncias sanitária e epidemiológica e da equipe do Programa Saúde da Família (PSF) da cidade.

Uma das primeiras ações do Cievs foi afastar preventivamente da creche as quase 80 crianças suspeitas de terem sido contaminadas, a fim de conter a disseminação. Em seguida, as instalações da instituição foram avaliadas, mas nada suspeito foi constatado.

Tal fato levou Gilton e sua equipe a trabalharem com a hipótese de que a doença (cuja transmissão ocorre por meio fecal-oral, devido a baixas condições de higiene) se espalhava por outro motivo. "O problema era o processo de trabalho das pessoas, tanto na assepsia das mãos, quanto da desinfecção de utensílios", lembra. Uma vez descoberta a causa do surto, o número de casos foi controlado.

Participações

Além deste ano, Gilton Almada também apresentou trabalhos na Expoepi de 2005 e de 2006. Os respectivos temas foram: "Modelos de Supervisão do Centro de Controle de Zoonoses" e "Implantação da Vigilância da Poxivirose" (varíola bovina).

A Expoepi começou na última terça-feira (04) e se estende até sexta-feira (07). O Ministério da Saúde estima que aproximadamente 2.500 pessoas de todo o Brasil participarão do evento.

Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Marcos Bonn