27/02/2009 07h01 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Técnicos da Sesa orientam profissionais de Marataízes no combate à dengue

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que atuam na força-tarefa de combate à dengue seguem percorrendo os municípios do interior do Estado. Eles estão levando aos gestores e profissionais da Saúde as principais orientações de combate à doença, com prioridade para a assistência. Nesta sexta-feira (27), o grupo faz palestra em Marataízes.

Agentes de campo, enfermeiros, médicos e servidores da Saúde do município receberão orientações básicas de manejo clínico, diagnóstico, assistência ao paciente, notificações, controle do vetor, dentre outros. “A ideia é ajudar a cidade a reorganizar os seus serviços”, explicou a coordenadora Estadual da Atenção Básica em Saúde, Tânia Mara Ribeiro dos Santos.

Segundo ela, os técnicos vão enfatizar a hidratação nas pessoas com suspeita da doença. A orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é que ao surgimento dos sintomas da doença, como febre, associada à dor de cabeça, dor no corpo, nos olhos e nas juntas, as pessoas procurem atendimento médico mais próximo de sua residência e comecem o processo de hidratação imediatamente.

O procedimento deve ser iniciado ainda dentro de casa, com água ou soro caseiro, e continuar durante o tratamento e transporte do paciente, caso necessário.

Na próxima segunda-feira (02), a equipe força-tarefa segue para Itaguaçu. Na última semana, receberam a visita dos técnicos, Baixo Guandu e Nova Venécia.

Além dessas visitas técnicas nos municípios, o Estado realizou, nas duas primeiras semanas de fevereiro, reunião com gestores da Saúde nas macrorregionais e microrregionais do Estado, abrangendo todos os municípios capixabas.

Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro