02/05/2014 07h32 - Atualizado em 23/09/2015 13h40

Técnicos de saúde do Sul e Sudeste participam de capacitação sobre doença de Chagas e leishmaniose

Vitória sediará, na próxima semana (05 a 09 de maio), um curso de atualização no controle químico dos agentes transmissores da leishmaniose e doença de Chagas. A capacitação, ministrada por profissionais do Ministério da Saúde e das secretarias de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) e do Ceará, será realizada no auditório da Câmara Municipal. Participarão cerca de 70 técnicos das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

O objetivo do curso é discutir a situação atual da doença no Brasil e treinar os profissionais para combater os agravos, aprimorando o controle químico dos agentes transmissores da doença de Chagas (inseto conhecido como barbeiro que carrega o protozoário Trypanossoma cruzi) e da leishmaniose (mosquitos popularmente conhecidos como asa de palha, cangalhinha, birigui, tatuquiras, entre outros).

Segundo a referência técnica da Sesa em leishmaniose, Marcos Antônio Correia da Cunha, a participação no curso é importante para aperfeiçoar as ações referentes aos programas de controle dessas doenças. “Além de atualizar os profissionais, o curso servirá para padronizar as ações e universalizar as informações sobre o controle químico dos vetores, para que seja feito um combate mais efetivo e otimizado das enfermidades”, ressaltou.

O veterinário da Sesa também destaca que o encontro, além de ser uma excelente oportunidade para aprofundar o conhecimento técnico, fomentará a troca de experiências entre os profissionais que atuam como referências nesses agravos e favorecerá a formação de parcerias e colaboração mútua.

Aula prática

Além do conteúdo teórico, haverá aula prática na quinta-feira (08), com simulação da aplicação do inseticida em campo: cuidados no manejo e forma correta de aplicação para se obter o melhor resultado. A aula será desenvolvida em dois turnos, no CRE Metropolitano, em Cariacica, para atender os participantes que serão distribuídos em duas turmas.

A qualificação profissional é uma das prioridades da Sesa para promover a melhoria da prestação de serviço na área da saúde. No ano passado, técnicos da Secretaria promoveram capacitação para os 78 municípios capixabas. Agora, a partir desta atualização, os coordenadores dos programas estaduais terão a responsabilidade de serem agentes multiplicadores junto aos demais municípios de sua área de abrangência.

“Um dos pilares do programa de controle da leishmaniose é o controle químico. Quando um caso humano é diagnosticado, ou é identificada uma área de risco dentro de um município, a Sesa orienta a Vigilância Ambiental local a fazer a borrifação com inseticida para controle do vetor e, assim, reduzir o risco de contato da população com o agente transmissor da doença”, explicou.

IV Curso de atualização de controle químico de flebotomíneos (mosquitos) e triatomíneos (barbeiro) das regiões Sudeste e Sul do Brasil

Dias: segunda-feira (05) a sexta-feira (09)
Abertura: 14h
Local: auditório da Câmara Municipal de Vitória, na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, Nº 1.788, Bento Ferreira, Vitória

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/99969-8271/99943-2776/99983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard