26/10/2011 12h04 - Atualizado em 23/09/2015 13h31

Torcidas de futebol se organizam para doar sangue no Hemoes neste sábado (29)

Integrantes de seis torcidas organizadas de cinco diferentes times de futebol deixarão a rivalidade de lado e se unirão em torno de um mesmo propósito neste sábado (29): ajudar a salvar vidas. Para isso, se encontrarão, a partir das 9 horas, no Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), onde farão voluntariamente uma doação coletiva de sangue.

Um dos organizadores do movimento, o presidente da Mancha Verde, Patrick Borges, 25, explica que a intenção do grupo é mostrar o quanto é simples doar sangue e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. “É muito rápido, não se gasta nem cinco minutos e, com isso, podemos ajudar muitas pessoas. Já tive pessoas na família que precisaram de sangue e vi o quanto é difícil conseguir doadores”, conta Patrick.

Para divulgar a ação, o grupo, que reúne adeptos do Vasco, Palmeiras, Atlético Mineiro, Botafogo e Grêmio, distribuiu panfletos em escolas, faculdades, pontos de ônibus e outros locais públicos. Estão sendo esperadas, no mínimo, 40 pessoas de todas as idades.

Ação

O diretor do Hemoes, Antônio Peçanha, destaca a importância de ações como a deste grupo para reforçar o estoque de sangue do Hemocentro. “A doação voluntária contribui para mantermos os estoques de sangue sempre altos, garantindo o uso em situações de emergência”, ressalta Peçanha.

Atualmente, o estoque encontra-se baixo e, por isso, doações como essas são necessárias. O ideal é que o Hemocentro receba, no mínimo, 120 doações diárias, mas a Unidade tem registrado uma média diária de 70 doações. Cada bolsa de sangue pode salvar até três vidas, porque as hemácias, plaquetas e o plasma - os hemocomponentes do sangue, podem ser aproveitados de acordo com a necessidade do paciente.

Cada vez mais pessoas vêm se reunindo para ir até o Hemocentro fazer a doação em grupo. Quase todos os sábados são recebidos grupos de amigos, de igrejas ou de trabalho. Peçanha recomenda que as visitas em grupo sejam agendadas para um melhor atendimento. Para atender às pessoas que não dispõem de tempo durante a semana, o horário de funcionamento do Hemoes foi estendido aos sábados, funcionando das 7 horas às 17h30 min, assim como já ocorria nos dias úteis.

O sangue doado é reposto facilmente pelo organismo, e o ato de solidariedade não “afina” nem “engrossa” o sangue. Em cada coleta é preenchida uma bolsa com capacidade de 450 ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa.

Doação

Para ser voluntário é preciso ter entre 18 e menos de 68 anos de idade, ou 16 e 17 anos de idade desde que apresentem autorização do responsável com firma registrada em cartório. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem doar após passarem por avaliação médica.

Além disso, o candidato deve ter boa saúde e não precisa estar em jejum. Caso tenha almoçado, a doação deve ser feita após três horas. E se o voluntário for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Os interessados em doar sangue devem apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passam por triagem para examinar os sinais vitais.

A hemorrede da Sesa é responsável por abastecer 37 hospitais que atendem pelo SUS no Espírito Santo.

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes)
Av. Marechal Campos, 1468, Maruípe, Vitória-ES. (Ao lado do Hospital das Clínicas)
Telefone: (27) 3636-7921/ 7920/ 7900.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Fabricio Fernandes/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard