06/01/2005 14h04 - Atualizado em 23/09/2015 09h30

Tose anuncia as prioridades da Secretaria de Saúde

O secretário estadual de Saúde, Anselmo Tose, em uma de suas primeiras atividades, ao assumir a pasta, destacou algumas das prioridades no gerenciamento do Sistema Único de Saúde no Espírito Santo.

Tose dará prioridade à reestruturação prevista no Plano Diretor de Regionalização (PDR), para garantir um melhor acesso à saúde por parte da população e, gerenciar de forma inteligente os recursos recebidos pelo Estado para equipar a rede hospitalar visando a melhoria dos atendimentos básicos prestados nos municípios.

“Queremos trabalhar em conjunto com as prefeituras para que haja estruturação na assistência básica, garantindo qualidade no atendimento nas Unidades de Saúde. Assim, conseguiremos otimizar os serviços nas microrregiões do Estado, evitando o deslocamento da população para a Grande Vitória e a superlotação nos nossos hospitais”, disse o secretário.

Plano

Com o Plano Diretor de Regionalização, o Governo do Estado pretende promover a descentralização das ações e serviços de saúde e reduzir as desigualdades mediante criteriosa alocação de recursos, garantindo o acesso da população a serviços e ações com integralidade e resolutividade.

Segundo Tose, uma das principais estratégias do Plano “é organizar os serviços de saúde para permitir o acesso da população à atenção primária em saúde e aos outros níveis de atenção”, explicou.

No PDR o Estado foi dividido em três macrorregiões - Norte, Centro e Sul – e oito microrregiões: São Mateus, Colatina e Linhares (Norte); Serra, Vitória e Vila Velha (Centro); e Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí (Sul).

Samu

Outra prioridade do novo secretário estadual de Saúde, Anselmo Tose, é colocar em funcionamento no Estado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). “A princípio atenderemos a Grande Vitória com 18 ambulâncias. Mas o objetivo é expandir para todo o Espírito Santo”, disse Tose.

O Samu é um serviço de assistência pré-hospitalar que vai atender às urgências da Região Metropolitana, 24 horas por dia, por meio do acionamento fácil e gratuito pelo público, pelo telefone 192.

Através da Central de Regulação do Samu, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), portadores de quadros agudos de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica, terão seu pedido de socorro atendido rapidamente e serão encaminhados ao local mais adequado à resolução do seu problema de saúde.

No Estado, o Samu contará com 18 ambulâncias, sendo 14 de suporte básico – destinadas ao transporte de pacientes que não precisem de intervenção médica no local ou durante o transporte até o destino - e quatro de suporte avançado – destinadas aos pacientes de alto risco que necessitam de cuidados médicos intensivos.

Os veículos ficarão dispostos em pontos estratégicos na Região Metropolitana. As ambulâncias de suporte avançado estarão no posto da Polícia Rodoviária Federal, em Viana; em Vila Velha, entre a Avenida Carlos Lindenberg e a Rodovia Darly Santos; na Serra, no posto da Polícia Rodoviária Federal; e em Vitória, ao lado do hospital São Lucas, onde funcionará a Central de Atendimentos do Samu.

Os veículos de suporte básico estarão divididos nas seguintes localidades:
- Vitória: Avenida Leitão da Silva; próximo à rodoviária e Ponte Seca; perto do Bairro República e Avenida Fernando Ferrari.

- Vila Velha: no viaduto de Terra Vermelha, no PA da Glória e no Bairro Cobilândia.

- Serra: anexo à Maternidade de Carapina; Rodovia Norte-Sul, perto dos bairros Maringá e Porto Canoa e no trevo da Serra (sede).

- Cariacica: no trevo de Alto Lage; na BR-101, próximo a fábrica da Coca-Cola; e em Castelo Branco, perto do posto da Polícia Militar.

- Viana: no Centro, anexo ao PA.

- Fundão: na BR-101, próximo à Usina de Mineração.

O Serviço contará com 35 médicos, 25 enfermeiros, 28 técnicos de enfermagem e 44 motoristas. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) pretende atender com o Samu, a uma média de sete mil pessoas por mês.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br