23/11/2004 15h49 - Atualizado em 23/09/2015 09h30

Tratamento ao fumante na rede de atenção básica em saúde

Para capacitar os recursos humanos dos municípios para a implantação do serviço de atendimento ao fumante nas Unidades de Saúde, a Coordenação Estadual de Prevenção e Controle do Tabagismo, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), realiza nesta terça (23) e quarta-feira (24), o 2º Curso Estadual sobre Abordagem Intensiva do Fumante.

Desde maio, foi regulamentado, através da Portaria 1.035 do Ministério da Saúde, que a rede de atenção primária em saúde deve oferecer atendimento ao fumante.

O evento está sendo realizado no Centro de Formação Martim Lutero, Vitória, e, de acordo com Werbena Aguiar dos Santos, referência estadual na prevenção e controle do tabagismo da Sesa, o objetivo é que os profissionais estejam aptos a oferecer atendimento adequado aos fumantes.

“As Unidades de Saúde precisam estar prontas para realizar a abordagem intensiva, oferecendo tanto o tratamento medicamentoso, quanto o tratamento comportamental”, explicou Werbena.

O público alvo do curso são os profissionais de saúde de nível superior – indicados oficialmente pelas Regionais e Secretarias Municipais de Saúde – preferencialmente os do Programa de Saúde da Família, médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, nutricionistas e outros.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271