24/05/2013 07h57 - Atualizado em 23/09/2015 13h37

Unidade de Tratamento de AVC do Hospital Estadual Central completa um ano

Inaugurada em maio de 2012, a Unidade de Tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Estadual Central (HEC), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), completa um ano neste mês. Desde então, até abril deste ano foram realizados 541 atendimentos na Unidade, que é a primeira nesse segmento na Rede Pública de Saúde do Espírito Santo.

Para a diretora técnica do HEC, Andréa Stefano Saliba, a Unidade de AVC representa o avanço que vem sendo trabalhado pela Sesa na área da Saúde.

Com 26 leitos disponíveis, sendo 16 de enfermaria, dois semi-intensivos e oito de alta dependência de cuidados, a unidade conta com 19 profissionais por plantão, entre corpo clínico e enfermagem, que fazem parte da equipe coordenada pelos neurologistas Rubia Rasseli Sfalsini e José Antonio Fiorot Júnior.

“Com a implantação da unidade contamos agora com um atendimento Neurológico Geral ao AVC agudo, atendimento Neurológico Específico com trombólise venosa, intra-arterial e mecânica, além de uma equipe multidisciplinar e infraestrutura de ponta. Desde o início, 15,4% do total de 541 pacientes foram submetidos à trombólise, que é a administração de um medicamento ao paciente com AVC isquêmico que dissolve 50% dos coágulos, com chance de redução de 30 a 50% das sequelas. O resultado funcional, ou seja, grau de incapacidade, foi muito inferior às taxas encontradas nos pacientes não tratados em uma unidade de AVC. Esses resultados refletem um impacto positivo na qualidade do atendimento”, explicou Rubia Rasseli.

A neurologista destacou ainda que, para o Estado, a unidade representa um serviço de excelência no tratamento do AVC, equiparado aos grandes centros de referência em NeuroVascular.

Atendimento

O Hospital Central funciona como retaguarda para os demais hospitais da Rede Pública de Saúde, o que faz com que os atendimentos sejam gerenciados pela Central de Regulação do Estado. No entanto, nos casos de AVC, os pacientes são transferidos imediatamente. No decorrer do atendimento do Samu, caso a equipe suspeite que se trata de um AVC, é realizado contato com a neurologista do HEC e o paciente é removido ao Hospital para avaliação imediata. Caso o paciente se enquadre no perfil de atendimento, ele é internado para dar início ao tratamento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Hospital Estadual Central
Danielle Souto
Cel.: (27) 9227-1031
comunicacao@hec.org.br
Roberta Duarte
Tel.: (27) 3636-4733
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard