30/11/2007 15h21 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Unidade móvel do Hemoes cadastra doadores de medula em São Roque do Canaã e Colatina

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) se prepara para mais uma campanha de cadastro de doadores de medula em vários municípios do Estado. Neste sábado (01), a Unidade Móvel do Hemoes estará na cidade de São Roque do Canaã.

No sábado seguinte (08), o cadastro de doadores será feito na cidade de Colatina. Até o final do ano, a Unidade Móvel do Hemoes estará em mais oito pontos do Espírito Santo (confira cronograma abaixo).

As coletas externas em São Roque do Canaã e Colatina serão realizadas das 9 às 15 horas. A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é de que cerca de 600 atendimentos sejam feitos nas duas cidades.

“As campanhas externas é apenas uma das formas que a população e das famílias de pacientes têm para doar. Durante todo o ano e de várias maneiras é possível fazer a sua doação”, salienta a coordenadora estadual de captação de medula, Sâmia da Penha Sechim.

Além das visitas da Unidade Móvel do Hemoes programadas pela Sesa, os capixabas podem doar sangue e se cadastrar para doar medula na sede do Hemoes, em Vitória; nos quatro postos de coletas do Estado e também através do agendamento de visitas que a Unidade Móvel faz a instituições de ensino, empresas, órgãos públicos, igrejas, instituições bancárias, supermercados e a outros pontos comerciais.

Só neste ano mais de 80 visitas foram agendadas e realizadas pelo Hemoes para doações de sangue e/ou para cadastro de doadores de medula. Basta ligar e marcar (27- 3137-2458). Já há visitas agendadas para 2008.

Aumenta número de doadores no Espírito Santo

O Hemoes registrou aumento do número de doadores cadastrados de medula óssea. De janeiro a outubro deste ano 16,8 mil pessoas se cadastraram para doar a medula, contra 12,1 mil cadastros feitos em todo o ano passado. A alta de cerca 38% é reflexo, sobretudo, da parceria que o Hemoes faz com empresas, instituições de ensino e entidades religiosas, que agendam a visita da Unidade Móvel de coleta externa.

As doações voluntárias nos hemocentros e unidades do Estado e a parceria com familiares, que convocam doadores, também foram importantes para aumentar o cadastro, que ainda é muito baixo. Por isso, Sesa pede à população que não deixe de se cadastrar para a doação de medula.

“A chance de encontrar uma medula compatível pode ser de uma em cem mil, quanto mais doadores se disponibilizarem, maiores serão as chances de salvar uma vida”, diz Sâmia.

Como fazer parte do cadastro de doadores?

Para ser doador de medula, a pessoa deve preencher alguns pré-requisitos: estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos de idade e se cadastrar. O procedimento é muito simples. A pessoa preencherá um cadastro em que fornecerá dados pessoais além de uma autorização para coleta de 10 ml de sangue, que é enviado a um exame de histocompatibilidade (HLA).

Após o resultado, as informações são enviadas ao REDOME, onde é feito o cruzamento de informações entre paciente e doadores. Se a amostra da medula for compatível com algum paciente, mais testes sangüíneos de alta resolução são feitos para se ter certeza da amostra. Uma vez confirmada a compatibilidade, a pessoa será consultada para prosseguir ou não com o processo de doação de medula.

Por que doar medula?

A medula óssea é um tecido líquido considerado a matriz do sangue. Ela está localizada na parte interna dos ossos e é responsável pela produção de células que compõem o sangue, como, por exemplo, os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Algumas pessoas sofrem de problemas que atingem diretamente a medula óssea, ou, em outras palavras, a produção normal das células do sangue.

Entre essas doenças, estão a leucemia, a anemia aplástica grave, o mieloma múltiplo e os linfomas. Quando uma pessoa é diagnosticada com alguma das doenças citadas, a cura pode estar no transplante de medula óssea. Neste caso, há duas formas de se proceder. A primeira é procurar uma medula óssea compatível entre os familiares. A segunda opção é recorrer ao banco de dados deste tecido.

Atualmente, existem no Estado 28 mil pessoas cadastradas no Hemoes. No entanto, como a chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a uma em cem mil, quanto mais doadores se disponibilizarem, maiores serão as chances de salvar uma vida.

Cronograma de visita da Unidade Móvel:

01/12 – Nova Venécia (sangue);

01/12 – São Roque do Canaã, na Secretaria Municipal de Saúde (medula);

05/12 – Castelo, no Centro Comunitário, em frente à prefeitura (sangue e medula);

07/12 – Carrefour da Avenida Reta da Penha (sangue);

08/12 – Colatina, na Rua Geraldo Pereira (medula);

11/12 - Domingos Martins (sangue e medula);

13/12 – Baixo Guandu, em frente ao hospital Dr. João Santos Neves (sangue);

14/12 – Ministério Público (sangue);

15/12 – Aracruz, próximo ao posto de saúde de Santa Cruz (sangue e medula).

Onde doar:

Sede do Hemoes
Avenida Marechal Campos, 1468, Maruípe, ao lado do Hospital das Clínicas, em Vitória. Atendimento de segunda à sábado, das 7 às 18h30 horas. Tel. (27) 3137-2438 e 3137-2444 e pelo e-mail hemoes@saude.es.gov.br

Unidade de Coleta à Distância da Serra
Tel. (27) 3338-7694 e 3338-7699

Núcleo de Hemoterapia de Linhares

Hemocentro Regional de Colatina

Hemocentro Regional de São Mateus

Agende a visita da unidade móvel:
No Hemoes, pelo telefone (27) 3137-2458, falar com Sâmia, ou pelo e-mail hemoes@saude.es.gov.br.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha