22/04/2008 14h38 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Unidade Móvel do Hemoes coleta sangue em Coqueiral de Itaparica nesta quarta (23)

A Unidade Móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) retorna à Grande Vitória depois de duas campanhas externas no interior do Estado. Nesta quarta-feira (23), os voluntários poderão comparecer à Praça de Coqueiral de Itaparica, perto do posto de saúde do bairro, em Vila Velha, das 8 às 15 horas, para doar sangue.

Mucurici, no extremo Norte do Espírito Santo, e Baixo Guandu, na divisa com Minas Gerais, foram as duas paradas anteriores na quinta-feira (17) e no sábado (19) passados, respectivamente. O Ministério Público Estadual (MPE) será o próximo local de ação externa da equipe do Hemocentro na sexta-feira (25). Lá será colhido sangue e feito registro de possíveis doadores de medula.

Um dia antes, porém, na quinta-feira (24), às 15 horas, profissionais do Hemoes darão uma palestra em Marechal Floriano, na Região Serrana do Estado, com o objetivo de captar doadores de sangue e de amostra para cadastro de medula óssea. Trata-se de um ato de sensibilização.

As campanhas externas da equipe do Hemoes são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por instituições de ensino e bancárias, empresas, igrejas e entidades que queiram participar. O telefone de contato para marcação de visita é (27) 3137-2458 ou (27) 3137-2462.

Como ser voluntário

Para ser doador de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum e caso tenha almoçado, a doação deve esperar três horas. Em cada procedimento é colhida uma bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa.

Antes de doar, os voluntários preenchem um cadastro com informações básicas e respondem a um questionário. Portanto, é necessário levar carteira de identidade, de trabalho, de motorista ou certificado de reservista.

Em seguida, é feita uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura. Para completar, é realizada uma análise (para identificar se a pessoa tem ou não anemia) e uma entrevista com o médico. Se a pessoa estiver sob efeito de alguma medicação, basta levar a receita para ser avaliada.

No cadastro de medula óssea, são seguidos os mesmos procedimentos, só que em vez da doação, são retirados 10ml de sangue. Se houver compatibilidade da amostra com outra de algum paciente, o voluntário é consultado para dar prosseguimento ou não à doação. O cadastro pode ser feito por qualquer um que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos de idade.

Coletas externas do mês de abril:
(O horário habitual das campanhas é das 8 às 15 horas)

- Dia 23: Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha. Próximo ao Posto de Saúde (sangue);

- Dia 25: Ministério Público Estadual. Rua Humberto Martins de Paulo, 350, Edifício Promotor Edson Machado, Praia do Suá, Vitória (sangue e cadastro de medula);

- Dia 29: Município de Venda Nova do Imigrante. Centro de Eventos Padre Cleto Calimam, ‘Polentão’ (sangue e cadastro de medula).

- Dia 30: (das 9 às 16 horas): Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo e Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest). Rua João Batista, 575, Praia do Suá (sangue e cadastro de medula).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard