27/07/2006 10h10 - Atualizado em 23/09/2015 09h37

Unidade móvel do Hemoes: trabalho e dedicação na busca de doadores

A Unidade Móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) continua circulando por todo o Estado para fazer coletas de sangue, garantindo assim os níveis de reserva para o atendimento aos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O calendário de visitas para o mês de agosto já está definido e, finalizando as viagens do mês de julho, na busca de doadores, a equipe estará neste sábado (29), em São Gabriel da Palha e na segunda-feira (31), em Aracruz.

Resultado

Em 2005 foram coletadas mais de 7,6 mil bolsas de sangue em todo o Espírito Santo, por meio das visitas da Unidade Móvel. “Lembrando que cada bolsa salva até três vidas, nosso trabalhou foi fundamental para o atendimento de mais de 22 mil pacientes em recuperação nos hospitais públicos”, informou a coordenadora de Coletas Externas, Marina Machuk de Lima Barata.

A equipe responsável pelo trabalho na Unidade Móvel é formada por nove integrantes, entre eles: um médico, uma enfermeira, dois técnicos de laboratório, três técnicos de enfermagem, um administrativo e um motorista. “Esta equipe sempre trabalhou com muito afinco na importante obra de salvar vidas. E isso vem sendo mostrado ano a ano com o aumento no número de bolsas coletadas”, completou a coordenadora.

Em 2000, foram 629 bolsas; em 2001, o número passou para 1.876 bolsas coletadas; em 2002, foram 2.400 doações; em 2003, um grande salto foi dado no número de coletas, foram 5.258 bolsas; e, em 2004, foram feitas 6.085 doações na Unidade Móvel.

“Mais uma importante realização do Hemoes foi iniciar, no final de 2005, um projeto de Captação de Doadores de Sangue para todas as equipes de PACS e PSF”, disse Marina. Ela acredita que os agentes comunitários de saúde têm papel imprescindível no trabalho de captação e fidelização de doadores, dada a proximidade entre eles e a comunidade. “Consideramos fator primordial este treinamento junto aos agentes comunitários, transformando-os em nossos potenciais multiplicadores”, completou.

Doação

O sangue não pode ser substituído por qualquer medicamento. A doação de sangue deve ser voluntária, não pode ser gratificada. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada cinco pessoas, uma vai, um dia, precisar de sangue.

Cada unidade de sangue doado pode privilegiar até três pessoas. Pacientes submetidos a transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vítimas de acidentes diversos e portadores de doenças sangüíneas, são os mais beneficiados com a doação.

Doar sangue é rápido, fácil e seguro. Hoje, a Hemorrede Pública Estadual é formada pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória; o Hemocentro Regional de São Mateus; Hemocentro Regional de Colatina; o Núcleo de Hemoterapia de Linhares; a Unidade de Doação de Sangue de Serra; e Unidade Móvel para a coleta externa de sangue.

O material utilizado é descartável e o doador pode e deve acompanhar todo o processo. Em cada doação são coletados, menos que 10% do total de sangue existente em nosso corpo, o que representa uma média de 400 a 450ml.

Para se tornar um doador é necessário:

• Ter vontade
• Pesar mais de 50 kg
• Ter entre 18 e 60 anos
• Não estar em jejum
• Está bem de saúde
• Levar carteira de identidade

Não deve doar quem já teve:

• Hepatite ou doença de chagas
• Malária ou sífilis
• Ter histórico recente de DST
• Ter o vírus HIV ou ter AIDS
• Compartilha agulha ou seringa no consumo de drogas.

Os voluntários são orientados a comer alimentos leves e beber líquidos com muito açúcar antes da doação. Assim, evitam hipoglicemia e fraquezas após a coleta.

Depois de coletado, o sangue é analisado pela Central Sorológica do Hemoes e as bolsas liberadas são distribuídas para os hospitais públicos. Na coleta, é verificado se o doador apresenta sífilis, doença de chagas, hepatites B ou C, HIV tipos I e II e HTLV tipos I e II. Em caso de confirmação, a pessoa é chamada para fazer um novo exame, para comprovação do diagnóstico.

Cronograma de coletas externas de agosto:

01/08 (Terça) - Faculdade Salesiano
02/08 (Quarta) - Hospital São Lucas (Área Externa)
03/08 (Quinta) - Santa Teresa
04/08 (Sexta) - US de Bela Aurora (Cariacica)
08/08 (Terça) - Emescam
09/08 (Quarta) - UVV
10/08 (Quinta) - UVV
12/08 (Sábado) - Nova Venécia
15/08 (Terça) - Faculdade Estácio de Sá (V.Velha)
17/08 (Quinta) - Faculdade UNIVILA (Vila Velha)
22/08 (Terça) - Vivo