03/06/2014 11h09 - Atualizado em 23/09/2015 13h41

Urgência e Emergência do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves completou um ano de funcionamento

Com capacidade de mais de oito mil atendimentos por mês, referência para traumas, atendimento clínico grave e porta aberta, o setor de Urgência e Emergência do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves completou neste mês de maio de 2014, um ano de funcionamento.

Inaugurado no início de maio de 2013, já foram realizados mais de 128.211 atendimentos para a população capixaba neste um ano. Essa marca foi alcançada graças à equipe da Urgência e Emergência, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e funcionários administrativos, aliada à infraestrutura física e tecnológica e norteados pelo Acolhimento com Classificação de Risco por cores, segundo o Protocolo de Manchester.

Nesse contexto, também são utilizados protocolos clínicos como politrauma, abdome agudo, queimados, sepse, úlcera neuropática, infecção intra-abdominal, dentro outros, para garantir ainda mais qualidade, agilidade e segurança para o paciente. Isso gera uma taxa de letalidade com média de 0,3 que obedece ao preconizado pela Organização Mundial de Saúde que é de no máximo 1,0. Bem como um volume de 15% de internações e um tempo médio de atendimento de 30 minutos exceto para pacientes classificados em Vermelho que são atendidos de forma imediata ao chegarem no setor.

As classificações de acordo com o Protocolo de Manchester resultam em taxas de classificação em 2,4% de pacientes em Vermelho, 13,2% em Laranja, 43,9% em Amarelo e cerca de 40% das demais cores (Verde, Azul e Branco) que representam casos de baixa gravidade e complexidade ou que não procedem.

De acordo com Katiana Erler, diretora-geral, um dos principais pontos a serem destacas é o nível de satisfação do paciente. “Há três meses oscilamos entre 96 e 97% de satisfação do nosso paciente na Urgência e Emergência. Nossa humanização no atendimento é de fato um diferencial muito grande quando se fala em qualidade e ética para os que aqui chegam em busca de tratamento”, destaca.

Reconhecimento

O setor foi avaliado positivamente, por instituições como o Ministério da Saúde, em visita no mês de outubro de 2013. De acordo com o relatório da visita técnica, elaborado pelo técnico do Ministério, Diego dos Santos Araújo, pode ser comprovado que a Urgência e Emergência e seus serviços são bem estruturados, informatizados e com bons indicadores de qualidade na assistência.

Ainda no início deste ano uma nova visita do Ministério da Saúde foi realizada. Desta vez conduzida pelo secretário de Atenção à Saúde (SAS), Helvécio Magalhães Júnior, que ficou impressionado com as instalações e o funcionamento do setor. “Nesta visita que realizei, constatei uma unidade que possui tudo para ser ainda melhor e ser referência em formação profissional”.

Porém, não são apenas técnicos e autoridades que reconhecem a importância. Os pacientes, a principal razão de existência do setor, já fizeram homenagens ao hospital. Um destes casos foi do Júlio Antônio de Almeida, do 38º Batalhão de Infantaria, que se acidentou de moto e entregou uma placa em homenagem aos profissionais que o atenderam no momento do resgate e ao hospital, onde ficou internado. “Sou muito agradecido por essas equipes que cuidaram de mim. Hoje, estou vivo graças a eles e por isso os homenageio, pois é o mínimo que eu posso fazer, tamanho o agradecimento que lhes devo”, declara.

Trabalho em equipe

Os resultados alcançados com a qualidade e segurança conquistados pelo setor são fruto do modelo de gestão adotado. Este modelo preza pelo trabalho em equipe dos funcionários do hospital e do trabalho conjunto com os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (Samu), Corpo de Bombeiros e do Núcleo de Operações Táticas Aéreas, da Secretaria da Casa Militar (NOTAer), que colaboram para realizar o melhor e mais rápido atendimento dentro da Urgência e Emergência, colaborando para salvar a vida de milhares de pessoas.

Mas, o trabalho em equipe não é realizado só por médicos, técnicos e enfermeiros. Ouvidoria, funcionários administrativos, Serviço Social e de Psicologia atuam para orientar, amenizar e amparar nos momentos de dor e angústia. Um dos trabalhos realizados teve início em dezembro de 2013 e consiste em reuniões com familiares e demais acompanhantes dos pacientes.

O objetivo é prestar orientações sobre a rotina do setor, solucionando dúvidas e estreitando o relacionamento com este público, que também é fundamental para a recuperação dos pacientes.

Yolete de Oliveira, 74 anos, que acompanhou a irmã Elam de Oliveira, 79 anos, vítima de queda, destaca a importância dessas informações serem repassadas. “Eu e várias outras pessoas precisamos ouvir e conhecer as regras, pois o cumprimento delas ajuda na recuperação dos nossos próprios parentes e também de outros, evitando, por exemplo, trazer algo que ofereça risco de contaminação. Já acompanhei pessoas em outros hospitais e este é o primeiro que recebo o convite para uma reunião como esta. Acho ótimo e reforça o bom atendimento que temos tido, especialmente dos enfermeiros que são muito atenciosos”.

Desenvolvimento

A Urgência e Emergência continuará a atender com qualidade, segurança e agilidade, fazendo sempre o melhor para atender aos seus pacientes. Os números e o reconhecimento conquistado fazem parte de um trabalho contínuo, que visa sempre melhorar.

Alexandre Bittencourt e Márcio Lameri, coordenadores médicos do setor, falam sobre a importância deste processo. “Após este um ano de funcionamento da Urgência e Emergência, aprendemos muito e implantamos um modelo de atendimento que dá resultado para ambas as partes, paciente e hospital. Porém, resultados ainda melhores podem ser alcançados e vamos trabalhar focados na qualificação dos nossos profissionais para continuar a ofertar os serviços prestados com qualidade”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Thiago Alves
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