24/03/2011 12h53 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Vacinação contra gripe deverá imunizar mais de 520 mil no Estado

Quase 521 mil capixabas deverão ser imunizados durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começa no dia 25 de abril. Além dos idosos e população indígena, a partir deste ano o público-alvo foi ampliado, abrangendo também crianças de seis meses até menores de dois anos de idade, gestantes e profissionais de saúde.

A 13º Campanha Nacional de Vacinação imunizará contra três vírus da gripe, incluindo o da Influenza A (H1N1), diferente de 2010, quando a vacina contemplava duas cepas da doença.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Marta Casagrande Koehler, explica que a mudança do público-alvo pelo Ministério da Saúde enfoca justamente os grupos que têm mais risco de adoecer e de desenvolver complicações.

“Os grupos mais importantes são os idosos e as crianças. A experiência do vírus H1N1 mostrou que as gestantes também são vulneráveis. Em relação aos profissionais de saúde, trata-se de uma ação para manter a estrutura dos serviços de saúde”, ressalta.

Segundo a médica, embora não se possa mensurar em números, a imunização contra a gripe impacta diretamente nos serviços de saúde, diminuindo o número de demandas como internações e medicamentos, ao mesmo tempo em que previne os cidadãos.

Números

Os idosos com 60 anos de idade são o grupo mais representativo que receberá a vacina no Espírito Santo, seguidos pelas crianças com seis meses e menos de dois anos de idade e gestantes.

Divisão por público-alvo no ES



A imunização poderá ser administrada em mulheres grávidas em qualquer período gestacional. Já as crianças, deverão receber a vacina em duas meias doses, com intervalo de 30 dias. A coordenadora lembra: “esta vacina não engloba crianças com dois anos de idade, e sim até um ano, 11 meses e 31 dias”.

O Estado receberá 569.360 doses da vacina. Só não deve tomar a injeção quem tem alergia à proteína do ovo.


Quem deve tomar a vacina

- Idosos com 60 anos de idade ou mais
- Indígenas (a partir dos seis meses)
- Crianças com seis meses de idade e menores de dois anos)
- Gestantes (em qualquer período gestacional)
- Profissionais de saúde

Quem não deve tomar a vacina

- Pessoas com alergia à proteína de ovo

Período de duração da Campanha

- Início: 25 de abril
- Dia D: 30 de abril
- Término: 13 de maio

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/ Valesca de Monteiro
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard