11/02/2014 09h18 - Atualizado em 23/09/2015 13h40

Vacinação contra HPV será feita em escolas

A vacinação contra o HPV, que terá início no dia 10 de março, será feita, prioritariamente, em escolas no Espírito Santo. As unidades básicas de saúde municipais terão papel de retaguarda para as adolescentes de 11 a 13 anos de idade que ocasionalmente perderem a dose. Os ajustes finais serão discutidos durante reunião entre Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e municípios nesta terça-feira (11) à tarde.

Segundo o proposto pelo Ministério da Saúde (MS), a estratégia de imunizar as meninas nas escolas públicas e particulares é mais eficaz para atingir o público-alvo da campanha. “Os adolescentes não têm o hábito de frequentar as unidades de saúde para receber vacinas. Além disso, a perda de doses seria minimizada”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Danielle Grillo.

De modo geral, o funcionamento se dará da seguinte maneira: caberá à escola fazer o levantamento das estudantes com idade entre 11 a 13 anos e fornecer essa relação com os nomes à unidade de saúde de referência na região. Com a lista em mãos, a equipe de imunização agendará, juntamente com o colégio, a melhor data para aplicar as injeções.

“A vacinação na unidade de saúde será feita em um segundo momento, para quem perdeu as doses aplicadas na escola ou devido a outras eventualidades”, destaca a coordenadora. Ao longo da reunião preparatória desta terça-feira (11), a Sesa espera ajudar na coordenação das ações dos municípios, os responsáveis por fazer a aplicação.

O HPV

O papilomavírus humano (HPV) é responsável por diversos tipos de câncer em homens e mulheres, mais notadamente os de colo de útero, vagina, ânus, vulva, pênis, além de causar verrugas genitais. A vacinação de meninas ajudará a quebrar a cadeia de transmissão, já que cerca de 95% dos casos da doenças são sexualmente transmissíveis.

Além disso, a escolha da faixa etária tem um motivo. “Quando a vacina é aplicada antes do início da vida sexual consegue-se uma boa resposta imunológica”, ressalta Danielle Grillo.

Existem mais de 150 tipos de HPV e a vacina que será oferecida pelo SUS gratuitamente é quadrivalente. Em outras palavras, protegerá contra os quatro tipos mais agressivos: 06 e 11, responsáveis por verrugas genitais, e 16 e 18, relacionados ao surgimento de até 70% dos casos de câncer causados pelo HPV. “Por isso a vacina é tão importante, terá impacto grande na redução de lesões futuras tanto nas mulheres quanto nos homens. Em muitos casos, a doença é assintomática”, conclui a coordenadora.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3345-8074/3345-8137/9969-8271/9983-3246/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard