03/09/2008 19h40 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Vigilância em Saúde de Colatina promove palestra técnica sobre Controle em Tuberculose nesta quinta (04)

A Superintendência Regional de Saúde de Colatina, órgão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo de Vigilância em Saúde em parceria com o Programa Estadual de Controle da Tuberculose, realiza nesta quinta-feira (04), a partir das 13h30, a palestra “Atualização em Tuberculose”, no auditório do Sanear.

O evento é direcionado aos profissionais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e do Programa de Saúde da Família (PSF) e, também, técnicos do Programa de Controle da Tuberculose de Colatina. São esperados cerca de 100 participantes entre médicos, enfermeiros, agentes de saúde e outras profissionais das equipes citadas.

A palestra será ministrada pela coordenadora Estadual do Programa de Tuberculose da Sesa, enfermeira Ana Paula Rodrigues Costa, e pelo coordenador Regional do Programa/SRSC, Josedi Hortêncio Messias.

“O objetivo do evento é repassar informações sobre as ações do Programa de Controle da Tuberculose e sensibilizá-los para o diagnóstico e tratamento precoce dos acometidos pela doença”, falou a chefe Núcleo de Vigilância em Saúde, Kesia Margotto Caliari.

O Ministério da Saúde define a tuberculose como prioridade entre as políticas governamentais de saúde, estabelecendo diretrizes para as ações e fixando metas para o alcance de seus objetivos. Estima-se que ocorram no Brasil 129 mil casos por ano.

As ações para controle da tuberculose no Brasil têm como meta diagnosticar pelo menos 90% dos casos esperados e curar pelo menos 85% dos casos diagnosticados. O PACS e o PSF são estratégias importantes para estender o Plano Nacional de Controle da Tuberculose.

A expansão das ações se dá no âmbito da atenção básica e deve acontecer de forma articulada e planejada, para garantir a implantação das ações de controle da tuberculose:

- Estruturação da rede de serviços de saúde para identificação de sintomáticos respiratórios;
- Organização da rede laboratorial para diagnóstico e controle dos casos;
- Garantia de acesso ao tratamento supervisionado e/ou auto-administrado dos casos;
- Proteção dos sadios;
- Alimentação e análise das bases de dados para tomada de decisão.

Serviço:
Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas pelos telefones 27 3177-7912, 3177-7922.

Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Syria Luppi / syriabaptista@saude.es.gov.br