27/01/2010 08h03 - Atualizado em 23/09/2015 13h26

Vigilância Sanitária da Sesa realiza fórum para debate de medicamentos nesta quarta (27)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza, das 08 às 17h30 desta quarta-feira (27), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, um fórum para debate de medicamentos. O evento será conduzido por representantes do Ministério da Saúde (MS) e terá a participação de 230 representantes das vigilâncias sanitárias estadual e municipais, Procon, Decon, Ministério Público, além de farmacêuticos. As inscrições estão encerradas.

O tema principal será a apresentação e debate da resolução 44/09, que trata sobre o que pode ou não ser vendido nas farmácias e drogarias e quais produtos podem ficar ao acesso direto do consumidor. “Estes estabelecimentos só são autorizados a vender produtos para a saúde e medicamentos. Quando isso não acontece, perde-se o foco”, esclarece a farmacêutica da Sesa, Juliana Baracho Munhoz.

De acordo com ela, as farmácias e drogarias do Espírito Santo e do restante do Brasil deverão se adequar a estas normas até o dia 18 de fevereiro, quando a resolução entra em vigor. “Chinelo, bala, picolé, todos os itens que não são de interesse à saúde não poderão mais ser vendidos nestes estabelecimentos”, explica a farmacêutica.

As palestras, que serão ministradas por técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), explicarão as mudanças ao acesso de medicamentos nas farmácias e drogarias. “Os medicamentos com indicação terapêutica passam a ficar atrás do balcão, em um local mais reservado, e os produtos de higiene e cosméticos poderão ficar ao acesso direto dos consumidores”, adianta Munhoz.

A falsificação de medicamentos fitoterápicos e alopáticos também será tema no encontro, com destaque para a as novas medidas da Anvisa para combater este crime, como métodos de rastreabilidade e etiquetas de identificação dos laboratórios.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard