19/07/2006 07h54 - Atualizado em 23/09/2015 09h36

Vigilância Sanitária Estadual orienta empresários e consumidores na convenção de supermercados

Supermercadistas, expositores, fornecedores e consumidores em geral, em busca de orientações, têm recorrido ao estande da Vigilância Sanitária Estadual, montado na 20ª Convenção Capixaba dos Supermercados. O evento, realizado pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), prossegue até esta quarta-feira (19).

Técnicos do Núcleo de Vigilância Sanitária Estadual (NVS), do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e das Vigilâncias Sanitárias Municipais de Vila Velha, Serra e Cariacica, informam aos participantes sobre legislações sanitárias referentes à área de Alimentos: industrialização, comercialização e consumo.

“É muito importante para esse público que trabalha com alimentos conhecer sobre as boas práticas da manipulação e conservação dos produtos. Todos devem ficar atentos às legislações e normas da Vigilância Sanitária”, disse o supermercadista Ricardo Gomes, que visitou o estande para buscar informações e orientações dos técnicos.

Também estão presentes no estande os profissionais do Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen) que fornecem explicações sobre as diversas formas de intoxicação – por agrotóxicos, medicamentos e outros – e, ainda, sobre picadas de animais peçonhentos e sobre como tomar medidas de primeiros socorros em relação as estes acontecimentos.

Os técnicos aproveitam o movimento da feira para aplicar um questionário aos visitantes, a fim de avaliar o grau de entendimento e conhecimento dos serviços prestados pelo Núcleo de Vigilância Sanitária Estadual e Municipal.

“É muito importante que todo o cidadão seja vigilante de sua saúde, fique atento à rotulagem dos produtos, pois o rótulo do alimento é a forma de comunicação entre os produtos e os consumidores”, alertam as técnicas do Núcleo de Vigilância Sanitária Estadual, Maria Ruth e Maria Julia Dan.

A 20ª Convenção Capixaba dos Supermercados começou segunda-feira (17) e segue até as 23 horas desta quarta-feira (19), no Pavilhão de Exposição de Carapina, em Serra.

Algumas informações devem estar sempre presentes nos rótulos, são elas:

1) Lista de ingredientes: em ordem decrescente, da maior para menor quantidade do primeiro ingrediente;

2) Origem: informação que permite ao consumidor verificar a procedência do produto, quem é o fabricante e onde foi fabricado (nome, endereço e CNPJ);

3) Prazo de validade e data de fabricação;

4) Nº de lote: é o número que faz parte do controle de produção;

5) Informações Nutricionais Obrigatórias.

É importante ainda verificar o telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e demais informações que se fizerem necessárias para facilitar a rastreabilidade do produto, e entrar em contato com o fabricante, se for necessário, como em caso de uma toxinfecção alimentar, contaminação do produto ou mesmo deterioração.

Além disso, as técnicas da Vigilância Sanitária Estadual também sugerem que o consumidor observe sempre as condições higiênico-sanitárias das instalações dos estabelecimentos que comercializam alimentos.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271