11/07/2006 10h44 - Atualizado em 23/09/2015 09h36

Vigilância Sanitária Estadual participa de convenção de supermercados

O Núcleo de Vigilância Sanitária (NVS), o Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen), o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e as Vigilâncias Sanitárias Municipais participam da 20ª Convenção Capixaba dos Supermercados, realizada pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), que acontece nos dias 17, 18 e 19 deste mês, no Pavilhão de Exposição de Carapina, em Serra.

No estande, os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e dos municípios de Vila Velha, Cariacica e Serra levarão informações aos expositores, participantes e visitantes da feira, sobre legislações sanitárias referentes à área de Alimentos: industrialização, comercialização e consumo.

Os profissionais do Toxcen irão abordar as diversas intoxicações por agrotóxicos, medicamentos e outros, além de fornecer explicações sobre picadas de animais peçonhentos e como tomar medidas de primeiros socorros em relação as estes acontecimentos. Complementando a parte educativa, serão distribuídos folhetos para uma melhor compreensão dos trabalhos.

Durante o evento será aplicado um questionário aos visitantes, para avaliação do grau de entendimento e conhecimento dos serviços prestados pelo Núcleo de Vigilância Sanitária Estadual e Municipal.

“É muito importante que todo o cidadão seja vigilante de sua saúde, ficar atento à Rotulagem dos produtos, pois o rótulo do alimento é a forma de comunicação entre os produtos e os consumidores”, alerta a técnica do Núcleo de Vigilância Sanitária Estadual, Maria Julia Dan.

Algumas informações devem estar sempre presentes nos rótulos e é importante serem identificadas, são elas:

1) Lista de ingredientes: em ordem decrescente, da maior para menor quantidade do primeiro ingrediente;
2) Origem: informação que permite ao consumidor verificar a procedência do produto, quem é o fabricante e onde foi fabricado (nome, endereço e CNPJ);
3) Prazo de validade e data de fabricação;
4) Nº de lote: é o número que faz parte do controle de produção;
5) Informações Nutricionais Obrigatórias.

“É importante ainda verificar o telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), e demais informações que se fizerem necessárias para facilitar a rastreabilidade do produto e entrar em contato com o fabricante se for necessário, como em caso de uma toxinfecção alimentar, contaminação do produto ou mesmo deterioração”, explicou Júlia.

Além disso, a técnica da Vigilância Sanitária Estadual também sugere que o consumidor observe sempre as condições higiênico-sanitárias das instalações dos estabelecimentos que comercializam alimentos.

Durante o período da feira os técnicos estarão disponíveis para tirar dúvidas dos visitantes e fornecer informações em relação às legislações sanitárias. “A visita ao estande é muito importante para quem deseja consumir alimentos mais saudáveis”, disse Júlia.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271