18/07/2007 06h53 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Vigilância Sanitária orienta consumidores durante a 21° Feira da Acaps

O Núcleo de Vigilância Sanitária (Visa), as regionais de saúde, o Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen) e as vigilâncias municipais (Visas), participam da 21ª Convenção Capixaba de Supermercados, realizada no Pavilhão de Exposição de Carapina. O evento, que é organizado pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), foi aberto nesta segunda (16) e vai até a quarta-feira (18).

Durante estes três dias, o estande da Visa, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), terá um papel importante na orientação de consumidores e fabricantes de produtos alimentícios, de limpeza e cosméticos. Na realidade, o trabalho dos técnicos que ficarão no local será de esclarecimento.

Segundo o especialista em alimentos da Visa, João Luis, muitas pessoas procuram o estande para tirar dúvidas relativas à validade, conservação e rotulagem dos alimentos. Os empreendedores, por exemplo, têm mais interesse em saber sobre o registro e a legislação que envolvem a comercialização dos produtos.

“O enfoque da Vigilância Sanitária é alertar a população para a questão dos riscos biológicos, físicos, químicos e ergonômicos, relativos à saúde do trabalhador, que os produtos possam trazer”, afirma a bióloga da Regional de São Mateus, Silvânia de Freitas. Para isso, ela conta com a ajuda de técnicos, que dispõem de folderes que são distribuídos para os interessados. “O resultado final é a segurança alimentar”, ressalta Silvânia.

O evento também servirá para que a Visa mostre mais os programas desenvolvidos na área da vigilância sanitária. Um deles é o Programa Nacional de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), que atua como uma ferramenta de análise, regulação e estabelecimento de parâmetros de avaliação toxicológica de alimentos provenientes do campo.

Os outros são o Programa Nacional de Monitoramento e Qualidade Sanitária de Alimentos (PNMQSA), o Programa Nacional de Monitoramento da Prevalência Bacteriana em Frango (Prebaf) e o Programa de Análise de Resíduos de Drogas Veterinárias em Alimentos de Origem Animal (Panvet). Todos esses são projetos desenvolvidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Toxcen participa do evento abordando as diversas formas de intoxicação por agrotóxicos, medicamentos, além de explicações sobre picadas de animais peçonhentos e medidas de primeiros socorros quando ocorrer estes acidentes.

Esta é a quarta vez que a Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde é representada na feira da Acaps. Para 2008, é esperado que a Visa estenda a participação e ofereça aos cidadãos cursos de boas práticas para manipuladores de alimentos.

Algumas dúvidas freqüentes:

Rótulos
- A lista de ingredientes deve estar em ordem decrescente, da maior para menor quantidade;
-Informações que permitem ao consumidor verificar a procedência do produto, quem é o fabricante e onde foi fabricado (nome, endereço e CNPJ);
- Prazo de validade e data de fabricação;
- Número de lote: é o número que faz parte do controle de produção;
- Informações nutricionais.

Visa:
A Vigilância Sanitária atua em:

- Padarias;
- Escolas;
- Restaurantes;
- Hospitais;
- Farmácias;
- Salões de Beleza;
- Indústrias
- Açougues;
- Creches;
- Supermercados;
- Laboratórios
- Drogarias e
- Feiras livres.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Mariana Almeida /Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
(27) 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard