12/07/2007 07h03 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Vigilância sanitária participa da 21ª Convenção Capixaba de Supermercados

O Núcleo de Vigilância Sanitária, as regionais de saúde, o Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen) e as vigilâncias municipais (Visas), participam de 16 a 18 deste mês, no Pavilhão de Exposição de Carapina, da 21ª Convenção Capixaba de Supermercados que será realizada pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps).

No estande da Secretaria Estadual de Saúde, os técnicos darão informações aos participantes e visitantes da feira sobre as legislações sanitárias referentes à área de alimentos como industrialização, comercialização e consumo de alimento saudáveis.

O Toxcen participa do evento abordando as diversas formas de intoxicação por agrotóxicos, medicamentos, além de explicações sobre picadas de animais peçonhentos e medidas de primeiros socorros quando ocorrer estes acidentes. Também haverá distribuição de material educativo.

A técnica do núcleo de vigilância sanitária, Maria Júlia Dam, afirma que é muito importante o cidadão ser vigilante de sua saúde e ficar atento à rotulagem dos produtos. “O rótulo é a forma de comunicação entre os produtos e os consumidores. Alerta ainda para a necessidade de criar mecanismos para desenvolver uma consciência sanitária, por meio da educação continuada.”, diz a técnica.

Fique atento:

Algumas informações devem estar sempre presentes nos rótulos:

- A lista de ingredientes deve estar em ordem decrescente, da maior para menor quantidade.
-Informações que permitem ao consumidor verificar a procedência do produto, quem é o fabricante e onde foi fabricado (nome, endereço e CNPJ)
- Prazo de validade e data de fabricação
- Número de lote: é o número que faz parte do controle de produção
- Informações nutricionais