22/01/2013 07h16 - Atualizado em 23/09/2015 13h36

Volta às aulas: mochilas pesadas podem provocar problemas

As férias estão chegando ao fim para crianças em idade escolar. Embora a contragosto de muitas, é hora de voltar à rotina: acordar cedo, vestir os uniformes e reunir todo o material escolar. Mas é preciso ficar atento com um item em especial, a mochila. Pais e responsáveis devem ter cuidado com o peso carregado pelos filhos para evitar problemas de coluna.

Para quem não sabe, existe certo consenso entre os médicos sobre o assunto. “Normalmente recomendamos que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso da criança. Até 15% é aceitável. Se a criança pesa 30 kg, a mochila pode ter em torno de 3 kg na média e no máximo 4,5 kg”, diz o ortopedista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) Antonio Carlos Monteiro Braconi.

Além do peso, é necessário observar o tamanho e o modelo. “Algumas crianças criam o hábito de carregar a mochila por apenas uma alça, o ideal é usar as duas. O tamanho certo também é importante, ela deve chegar, no máximo, até a altura dos ossos da bacia”, reforça o especialista em cirurgia de coluna.

Problemas

Se os cuidados não forem observados, problemas podem surgir ao longo do tempo devido ao peso excessivo, como dores nas costas, pequenas lesões musculares ou de ligamento ou pequenos desvios na coluna. “Quando isso acontece a criança reclama de dores. A orientação é diminuir o peso e observar. Se as queixas persistirem deve-se procurar um médico.

Mas há situações em que as manifestações são silenciosas. “Alguns casos de desvio na coluna surgem sem dor associada e são descobertos por acaso, na praia, por exemplo. Orientamos que os pais façam avaliação dos filhos duas vezes por ano, observando a altura dos ombros, a simetria da cintura, se há um lado da coluna mais alto que o outro e se uma costela está mais proeminente que a outra”, explica.

Se alguma alteração for detectada, deve-se consultar um profissional. “Quanto antes for descoberto o problema, mais simples será o tratamento”, conta Braconi.

Dicas

- Não tente adivinhar. O único jeito de saber o peso da mochila é pesando-a numa balança;

- Em vez de comprar um caderno grande para o ano todo, os pais podem optar por comprar vários cadernos mais finos, deixando as mochilas dos filhos mais leves;

- Se for extremamente necessário carregar peso que ultrapasse o limite recomendado, uma opção é a mochila com rodinhas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/ 3636-8334/9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard